domingo, 3 de outubro de 2010

Receita de bolo: criando um modelo md2 simples para PaperVision3D com o Blender 2.49b

Ingredientes:

  • Blender 2.49b
  • Uma textura com resolucao 256x256 (o md2 trabalha com este tamanho de textura) em jpg e png (o FlashPlayer so consegue importar jpg, png e outro formato que nao me vem a cabeca agora).
Modo de preparo:

  1. Deixe o cubo que ja esta no blender sempre que ele e aberto
  2. Entre no "Edit Mode" (na combobox que esta marcando "Object Mode")
  3. O todos os nos devem estar selecionados. Mas, se nao estiverem, aperte A para selecionar tudo (os nos vao ficar em amarelo e as faces em rosa)
  4. Pressione Ctrl+T para triangularizar o objeto
  5. Pressione U e em menu se abrira. Nele, clique em "Unwrap".
  6. Pressione F6 para entrar no menu de texturas. 
  7. Na combo de "Texture type", selecione "Image" e uma outra caixa se abrira na direita
  8. Clique em "Load" e selecione a textura.
  9. Aperte F5 para entrar no menu de materiais.
  10. No canto direito, na aba "Map input" ao lado da aba "Textures", clique em "cube"
  11. Agora alterne para o modo "UV/Image Editor" (na combobox do canto esquerdo)
  12. Pressione Alt+O para selecionar a textura para as faces e selecione a textura
  13. Finalmente, volte para o "3D View" (na combobox do canto esquerdo), volte para o "Object Mode" (na combobox que deve estar marcando "Edit Mode") e exporte para md2 no menu supaerior "File"

Nenhum comentário:

Postar um comentário